Conectado como:
filler@godaddy.com
Conectado como:
filler@godaddy.com
Conheça a nossa filosofia de produção de vinhos e os detalhes de como realizamos as principais etapas de vinificação
Unimos o frescor das frias manhãs com a complexidade de sabores tropicais trazidos pelos dias ensolarados da Mantiqueira
A mais pura expressão da diversidade de solos que lhe dá origem. Nuances e amplitude de um vinho de grande personalidade
Um vinho gastronômico, fresco e aromático, capaz de transformar simples ocasiões em momentos extraordinários
Único! Toda a tipicidade da Serra da Mantiqueira traduzida em um vinho emblemático e genuinamente singular
Como dois afluentes que se unem para formar um rio caudaloso, esse assemblage apresenta intensidade e estrutura incomparáveis
O frescor da Cabernet Franc, a potência da Cabernet Sauvignon, a picância da Syrah e a complexidade da Serra da Mantiqueira
Temos a convicção de que grandes vinhos nascem no vinhedo e por isso todas as nossas uvas são colhidas manualmente. É nesse momento que realizamos a primeira seleção qualitativa: os cachos que não estejam em perfeito estado são descartados ainda no vinhedo. Logo após serem colhidos, os cachos são depositados em pequenas caixas de plástico, com perfurações que proporcionam plena ventilação. O uso de recipientes de tamanho reduzido garante que as bagas permaneçam intactas até a sua chegada à vinícola. Todo o processo de vinificação, desde a recepção das uvas até o engarrafamento, é realizado com equipamentos de última geração.
As etapas de desengace (quando as bagas são separadas do engaço), esmagamento e prensagem são efetuadas sempre com muita delicadeza para evitar que os taninos mais amargos e indesejados, presentes nas sementes, sejam extraídos e incorporados ao mosto.
Realizamos a fermentação alcoólica em tanques de aço-inoxidável com temperatura controlada. A temperatura de fermentação é definida de acordo com a variedade e o estilo de vinho que buscamos para cada rótulo. Para vinhos brancos normalmente utilizamos temperaturas mais baixas, entre 14 e 17°C. Já para os tintos optamos por uma temperatura um pouco mais elevada com o objetivo de extrair cor e taninos das cascas das uvas sem perder os aromas frutados e florais típicos de cada variedade.
A colheita da Parcela Sauvignon Blanc – Vinhedo Mosaico é realizada manualmente, normalmente no final do mês de julho.
A produtividade é baixa, inferior a 1 kg de uva por planta, resultado direto da técnica de manejo que adotamos no vinhedo, sempre priorizando a produção de frutos concentrados e plenamente maduros. Em termos de volume, a produtividade média é de 16 hl por hectare, quatro vezes inferior à de regiões tradicionais e de qualidade superior na elaboração de vinhos Sauvignon Blanc como Pouilly Fumé no Vale do Loire na França.
Logo após serem colhidas, as uvas são imediatamente encaminhadas à vinícola. As bagas são então separadas do engaço sem serem esmagadas. Ainda intactas, as bagas são conduzidas à prensa onde inicia-se um longo e delicado processo de prensagem. O mosto, líquido resultante da etapa anterior, é levado a um tanque de aço-inoxidável e resfriado a temperatura de 11°C por 24 horas, para a sedimentação de pequenos fragmentos de células da pele e polpa das uvas que ainda se fazem presentes.
Esse processo, chamado debourbage, é conduzido com o intuito de maximizar a formação de aromas agradáveis e permitir que a fermentação alcoólica ocorra sem interrupções indesejadas. Após o debourbage, a fermentação alcoólica é realizada com temperatura controlada em 15°C ao longo de 20 dias. Quando finalizada, o vinho é novamente submetido a baixas temperaturas para estabilização, separado das borras por seguidas trasfegas e enfim engarrafado.
A colheita da Parcela Syrah – Vinhedo Mosaico é sempre realizada manualmente entre agosto e setembro.
O rendimento médio é próximo a 1,5 kg de uva por planta, consequência de um conjunto de técnicas que adotamos em nossos vinhedos, entre elas as podas seletivas, desbastes dos ramos mais vigorosos e equilíbrio perfeito entre área vegetativa e quantidade de cachos. Dessa forma, obtemos frutos concentrados e completamente maduros. A produtividade média é inferior a regiões tradicionais na produção de vinhos Syrah de qualidade superior como o Vale do Rhône Norte na França.
Após colhidas, as uvas são conduzidas diretamente à vinícola. As bagas são então separadas do engaço, esmagadas e levadas a um tanque de aço-inoxidável para um período de maceração pré-fermentativa a frio a 10°C. Com isso, conseguimos extrair mais cor e compostos polifenólicos das uvas sem a extração de taninos indesejados, resultando na cor intensa, brilhante e dos taninos redondos tão característicos do Mar de Morros Syrah. Concluída essa etapa inicia-se a fermentação alcoólica juntamente com uma longa maceração, ambas em tanque de aço-inoxidável com temperatura controlada.
Na sequência, realizamos a fermentação malolática ao longo de aproximadamente cinco semanas. Esse procedimento converte o ácido málico, presente na uva e normalmente muito forte e potente, naturalmente em ácido lático, mais suave e bastante apreciável ao paladar. Diversos procedimentos de sedimentação das borras seguida de trasfega são conduzidos após essa etapa para trazer limpidez e estabilidade ao vinho final. O vinho permanece por alguns meses de afinamento em garrafa antes de ser comercializado.
As uvas foram colhidas manualmente no final de julho, exclusivamente da Parcela Syrah Rosé - Vinhedo Mosaico, caracterizada pelo solo argilo-granítico. As videiras foram conduzidas unicamente para a produção do vinho rosé, buscando um vinho fresco e delicado ao paladar. Dessa forma, a colheita das uvas para a elaboração do Mar de Morros Rosé 2023 ocorreu aproximadamente 4 semanas antes do início da colheita dos nossos vinhos tintos.
A produtividade alcançada na safra 2023 foi inferior a 1 kg de uva por planta, resultado direto da técnica de manejo que adotamos no vinhedo, sempre priorizando frutos maduros e com acidez presente e equilibrada. A título de comparação, a produção média foi de 15 hl/ha, aproximadamente 3 vezes inferior a regiões consagradas por produzir vinhos rosé de alta gama como Côtes de Provence no sul da França. Isso demonstra nossa verdadeira obsessão pela qualidade dos vinhos que produzimos.
Imediatamente após a colheita, os cachos foram levados à vinícola, as bagas prensadas delicadamente para minimizar a extração de cor e taninos. Após um período de maceração a frio, a fermentação alcoólica ocorreu ao longo de 18 dias sob temperatura controlada de 15°C em tanque de aço-inox, onde permaneceu por mais 6 meses para estabilização e refinamento.
Posteriormente ao engarrafamento, descansou em garrafa antes de ser comercializado.
O Íngreme é um vinho elaborado exclusivamente com uvas Syrah do vinhedo Alto Mar. É produzido apenas em anos especiais, quando temos condições ideais para alcançar níveis superiores de qualidade.
Na safra 2021 foram produzidas apenas 950 garrafas.
A colheita do vinhedo Alto Mar foi realizada manualmente no final de julho, com seleção de cachos ainda no vinhedo.
Imediatamente após a colheita, os cachos foram levados à vinícola, as bagas separadas do engaço e esmagadas suavemente. Após um período de maceração a frio, a fermentação alcoólica foi conduzida sob temperatura controlada em tanque de aço-inox, seguida por uma longa fermentação malolática.
O vinho permaneceu por 14 meses em barricas de carvalho francês de 500 e 228 litros. As madeiras selecionadas são de granulação fina, oriundas exclusivamente da floresta de Tronçais na França, e passaram por processo de secagem na própria origem por 36 meses.
Posteriormente ao engarrafamento, descansou em garrafa por pelo menos 6 meses antes de ser comercializado.
O Rococó é um vinho elaborado exclusivamente com uvas Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc do vinhedo Mosaico. É um vinho de guarda, produzido apenas em anos excepcionais em termos qualitativos, podendo ser apreciado no momento do seu lançamento, mas com capacidade de envelhecer por muitos anos em garrafa.
Na safra 2020 foram produzidas apenas 1.300 garrafas.
A safra 2020 nos proporcionou condições ideais para o desenvolvimento das Cabernets. As videiras foram conduzidas com o objetivo de obter uma baixa produtividade, que em contrapartida, nos trouxe bagas pequenas, com grande intensidade aromática e concentração.
As uvas foram colhidas em 14 de agosto e levadas imediatamente à vinícola para iniciar a vinificação. O mosto permaneceu por um longo período em contato com as cascas e sementes, resultando em um vinho de coloração profunda e taninos firmes.
Para o refinamento de toda essa intensidade de aromas e textura, o Rococó 2020 estagiou por 13 meses em barricas de carvalho francês novas de primeiro uso. Para isso, buscamos barricas com madeiras provenientes de diferentes florestas na França, nas dimensões 225 e 228 litros, com granulação e intensidades de tosta distintas.
Posteriormente ao engarrafamento, descansou em garrafa por pelo menos 4 meses antes de ser comercializado.
A Lista de Reserva Antecipada do Rococó 2020 encontra-se encerrada.
O Mar de Morros Blend 2023 é um vinho elaborado com uvas Cabernet Franc (45%), Syrah (31%) e Cabernet Sauvignon (24%) do vinhedo Mosaico.
Na safra 2023 foram produzidas apenas 2.000 garrafas.
O ano de 2023 foi típico, com estiagem prolongada entre os meses de maio e setembro. As videiras foram conduzidas com o objetivo de obter uma baixa produtividade, que em contrapartida, nos trouxe bagas pequenas, com grande intensidade aromática e concentração.
As uvas foram colhidas na primeira quinzena de setembro e levadas imediatamente à vinícola para iniciar a vinificação. Cada variedade foi vinificada em separado e, quando finalizados, definimos o blend entre os 3 vinhos. Os mostos permaneceram por um longo período em contato com as cascas e sementes, resultando em um vinho de coloração profunda e taninos presentes.
Posteriormente ao engarrafamento, descansou em garrafa por pelo menos 4 meses antes de ser comercializado.
Copyright © 2022 Vinícola Artesã – Todos os direitos reservados.
Vinícola Artesã | Serra da Mantiqueira