Conectado como:
filler@godaddy.com
Conectado como:
filler@godaddy.com
Temos a convicção de que grandes vinhos nascem no vinhedo. Entenda como esse lugar de rara beleza produz vinhos tão únicos!
Uma formação geológica particular se faz protagonista da tipicidade encontrada em cada rótulo que produzimos
Embora muito próximos, nossos vinhedos diferem em exposição, solo e microclima
Espremido entre montanhas se beneficia de uma brisa constante durante todo o ano. Implantado em um solo de grande diversidade
Localizado em uma encosta granítica a 1.000 metros de altitude, sua inclinação acentuada oferece uma exposição privilegiada
Os vinhos da Vinícola Artesã são produzidos exclusivamente a partir de uvas cultivadas em vinhedos próprios, cujo manejo é orientado integralmente à obtenção de vinhos finos de qualidade superior.
Nossos vinhedos estão localizados nos municípios de São Gonçalo do Sapucaí e Gonçalves, ambos no sul do estado de Minas Gerais, região da Serra da Mantiqueira.
Em Gonçalves, as parcelas estão plantadas entre 1.580 e 1.630 metros de altitude e são dedicadas à produção de espumantes. O clima é subtropical de altitude (Cwb), com inverno seco e frio e verão ameno e chuvoso.
Já em São Gonçalo do Sapucaí os vinhedos estão entre 915 a 1.000 metros, em encostas acentuadas com orientação nordeste, usufruindo de excelente exposição à luz solar, drenagem eficiente e solo de grande diversidade. São dedicados à produção de vinhos tintos, brancos e rosés. O clima é temperado quente (Cwa), com invernos bastante secos, verões chuvosos e temperatura anual média próxima aos 20°C.
"Uma encosta rochosa a 1.000 metros de altitude.
Um silêncio profundo interrompido vez ou outra por tucanos, seriemas e pelo sussurro da brisa constante.
O sol, ofuscado pelo céu de azul intenso, evapora lentamente o orvalho deixado pela noite fria.
No horizonte uma sequência de morros sem fim."
Durante o outono e o inverno, onde se concentra o ciclo de produção dos nossos vinhos brancos, tintos e rosés, a pluviosidade é baixa proporcionando uvas com elevada concentração de açúcar e intensificação de sabores. Devido a altitude, ao longo do dia as temperaturas são amenas. Com o cair da noite baixam consideravelmente, garantindo a amplitude térmica necessária para prolongar o período de maturação das uvas e, consequentemente, preservar os aromas varietais e a acidez, características essenciais para a obtenção de vinhos com perfeito equilíbrio.
Todas as nossas parcelas de São Gonçalo do Sapucaí são conduzidas com “dupla poda”. Dessa forma, as videiras são podadas no verão, se desenvolvem no outono e seus frutos são colhidos no inverno, diferentemente da grande maioria das regiões vitícolas do Velho e Novo Mundos onde as uvas são colhidas no verão ou início do outono.
O município de São Gonçalo do Sapucaí teve papel relevante durante o Ciclo do Ouro com a descoberta das Minas do Ouro Fala, às margens do Rio Sapucaí. Por suas características climáticas bastante propícias à viticultura, um futuro promissor se apresenta à produção de vinhos de alta gama, mais de dois séculos após o município ter vivido seu esplendor econômico no período colonial.
Em Gonçalves, devido a sua elevada altitude e com o objetivo de produzir exclusivamente espumantes, faremos colheita de verão, que se estenderá de janeiro a março
Embora grande parte do município de São Gonçalo do Sapucaí tenha formação geológica relativamente recente (aproximadamente 635 milhões de anos) oriunda de rocha sedimentar, nossos vinhedos estão em uma área de formação muito mais antiga, do período Rhyaciano, há aproximadamente 2,3 bilhões de anos.
Sua composição é procedente de rocha ígnea, fruto do resfriamento e solidificação de magma, formando no nosso caso específico, o granito.
Essa particularidade geológica traz reflexos bastante nítidos aos nossos vinhos, sendo as altas paredes graníticas do entorno protagonistas da tipicidade encontrada em cada rótulo produzido pela Vinícola Artesã.
Temos vinhedos nos municípios de Gonçalves-MG e em São Gonçalo do Sapucaí-MG.
Em Gonçalves, temos 3 vinhedos plantados com as variedades Pinot Noir e Chardonnay, todos dedicados à produção de espumantes.
Em nossa propriedade em São Gonçalo do Sapucaí foram plantados dois vinhedos: vinhedo Alto Mar e vinhedo Mosaico. Embora estejam poucos metros distantes um do outro, possuem solos, exposição e microclima distintos.
Por uma opção técnica ambos vinhedos são “dry-farmed”, ou seja, não são irrigados.
Dessa forma, permitimos que nossas videiras explorem reservas de água em camadas mais profundas do solo, diferentemente de vinhedos irrigados em que as raízes se desenvolvem mais horizontalmente, próximas à superfície.
Como resultado, as plantas são mais resilientes às mudanças climáticas, produzem frutos com maior concentração de aromas e sabores e, principalmente, refletem mais intensamente seu entorno: a tipicidade da Serra da Mantiqueira.
Como é possível se deduzir pelo próprio nome, o Vinhedo Mosaico está plantado em um solo de grande diversidade.
Na área mais elevada é argilo-granítico e argiloso. À meia-encosta é predominantemente argiloso. Já na parte mais baixa é argilo-arenoso e argiloso. Conhecer essas características antecipadamente foi uma premissa fundamental para determinarmos qual variedade seria plantada e em qual porção do vinhedo. De acordo com a composição do solo e aptidão para a produção de vinhos de qualidade superior, o Vinhedo Mosaico foi subdividido em 5 parcelas.
Na parte mais alta, mais pedregosa e mais quente que as demais, plantamos Syrah.
No centro, cuja predominância de argila nos remete a vinhos de mais corpo e grande potencial de envelhecimento, optamos por variedades bordalesas: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Petit Verdot.
Na parte mais baixa, mais fria e com solo parcialmente argilo-arenoso, escolhemos a Sauvignon Blanc, com o objetivo de ressaltar os aromas florais dessa variedade.
O vinhedo Mosaico foi plantado exclusivamente com clones selecionados pelo Institut Francais de la Vigne et du Vin (ENTAV-INRA®) das variedades Syrah, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot e Sauvignon Blanc.
O nome, um tanto peculiar para uma região distante do oceano, vem de uma das muitas rochas visíveis no entorno, que nos remete a uma baleia prestes a iniciar um salto.
Está localizado em uma encosta granítica, entre 960 e 1.000 metros de altitude, com inclinação bastante pronunciada, superior a 30° em quase toda sua extensão. O aclive acentuado proporciona uma drenagem rápida e eficiente da água da chuva e excelente exposição à luz. Por outro lado, torna a mecanização um grande desafio, sendo a maioria das operações vitícolas executada manualmente.
O solo é bastante pedregoso sendo o granito predominante. Caracterizado como argilo-granítico, é capaz de reter água do verão chuvoso e disponibilizá-la lentamente para as videiras ao longo do período de estiagem, evitando o estresse hídrico excessivo na fase de maturação dos frutos.
As videiras foram plantadas adensadas, sendo mais de 6.000 plantas por hectare. Isso corresponde a uma vez e meia o adensamento típico adotado na região. Como resultado, há mais competição por água e nutrientes entre as videiras, que por sua vez respondem com menor produtividade e frutos de intensa concentração de aromas e cor.
O vinhedo Alto Mar foi plantado exclusivamente com a variedade Syrah, de clones selecionados pelo Institut Francais de la Vigne et du Vin (ENTAV-INRA®).
Copyright © 2022 Vinícola Artesã – Todos os direitos reservados.
Vinícola Artesã | Serra da Mantiqueira